Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo nasceu em Sacramento, MG, em 1º de maio de 1880. Terceiro filho de numerosa família, teve uma infância muito pobre. Sua mãe sofria de uma doença grave, com crises periódicas. Ela seria a maior preocupação ao longo da vida de Eurípedes – fato inclusive que fez com que ele não se mudasse de Sacramento para cuidados com ela.

A infância e a juventude foram de pessoa religiosa e cumpridora de suas obrigações para com o catolicismo. Sua conversão ao Espiritismo deveu-se ao seu tio Mariano, que realizava sessões mediúnicas. O tio deu para ele o livro Depois da Morte de Léon Denis, ao qual Eurípedes se encanta e o lê durante uma noite toda. Em Santa Maria Eurípedes assiste à primeira sessão mediúnica e ouve mensagens de espíritos como João Evangelista, Bezerra de Menezes e São Vicente de Paulo. A partir deste momento, Eurípedes convertia-se ao Espiritismo e assumia sua tarefa por toda a vida.

Em 1905, fundava em sua residência o Grupo Espírita Esperança e Caridade, onde se realizaria grande trabalho de doutrinação e esclarecimento de espíritos – esta casa espírita atua até hoje. Amplia Eurípedes o trabalho de sua farmácia, passando a atender intensivamente e gratuitamente a população local. Além disso, ele era dotado de diversas faculdades mediúnicas, sendo médium curador, receitista, auditivo, vidente, intuitivo, falante e psicógrafo. Era com muita facilidade que ele se desdobrava de um lugar para outro.

Em março de 1907, fundou o Colégio Allan Kardec, que se tornaria modelo de instituição de ensino, oferecendo aos estudantes pobres de Sacramento e região novas possibilidades de educação, sendo o primeiro colégio espírita do mundo, este existe até hoje e permanece em contínuas atividades.
A epidemia da gripe espanhola que assolou o mundo em 1918 chega à cidade de Sacramento. Eurípedes desencarna no dia 1º de novembro de 1918. Seu legado é enorme e inestimável, deixando à posteridade um exemplo de uma vida dedicada à vivência do amor. Quer saber mais sobre a vida dele? Recomendamos dois livros: Eurípedes, o Homem e a Missão e A Grande Espera, ambos de Corina Novelino.

Fonte: CEO Consolador e Equipe de Estudos Celd.