Livros da Codificação

Os livros da Codificação, conjunto de ensinamentos transmitidos por Espíritos superiores, organizados e comentados por Allan Kardec.  Kardec, codificou os ensinos da Doutrina dos Espíritos, denominando-a Espiritismo.

“Para as coisas novas, necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos”.

Kardec

 capa-livro-espiritos O Livro dos Espíritos: é o primeiro livro da Codificação, publicado por Allan Kardec, em Paris, a 18 de abril de 1857. Essa obra é o alicerce do Espiritismo. Verdadeiro marco de luz que anunciava o advento de uma nova era: a era do Espírito. Apresenta-se na forma de perguntas e respostas; a primeira edição datada de 1857, continha 501 perguntas e revisado no mesmo ano totalizando 1.019 perguntas. “Princípio da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns”.
As demais obras de Allan Kardec partem da base filosófica de O Livro dos Espíritos. Segue, em ordem cronológica ao ano da primeira edição publicada:
 capa-livro-mediuns O Livro dos Médiuns, 1861: “Espiritismo Experimental – Guia dos Médiuns e dos Evocadores. Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos”, no Livro II, capítulo VI, até o final.
 capa-evangelio-espiritismo O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864: (Das leis morais), “Contém a explicação das máximas morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas posições da vida”. Decorre do Livro IV de O Livro dos Espíritos.
 capa-Oceueoinferno O Céu e o Inferno ou Justiça divina segundo o Espiritismo, 1865: (Das esperanças e consolações), decorre do Livro IV de O Livro dos Espíritos. “Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte”.
 capa-Agenese A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, 1868: (As causas primárias), abordando as noções de divindade, Criação e elementos fundamentais do Universo, explica, à luz da razão, os milagres do Evangelho. Relaciona-se no Livro I (capítulos II, III e IV), ao Livro II (capítulos IX, X e XI) e partes de capítulos do Livro III de O Livro dos Espíritos.

Links para download da Codificação em pdf.
O livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho segundo o Espiritismo
O Céu e o Inferno
A Gênese

Referências:
1. Edições FEB Federação Espírita Brasileira, as obras da codificação.
2. Conheça o Espiritismo, FEB Federação Espírita Brasileira.
3. Edições FEESP, Curso básico de Espiritismo, 1º ano – Área de Ensino.