Introdução ao Espiritismo

Por que conhecer o Espiritismo?
“Pelo Espiritismo, o homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre temporariamente e vê por toda parte a Justiça de Deus. Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus. Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio; que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso realizado; que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa vontade”. [Allan Kardec, A Gênese, capítulo I Caráter da revelação espírita, item 30, Edição FEB].

Para quê?
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” [João 8:32]
“O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz, seu futuro; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual”. [Allan Kardec, O que é o Espiritismo, cap. II Noções Elementares de Espiritismo, item 20, Edição FEB].

“Assim como o Cristo disse: “Não vim destruir a lei, porém cumpri-la”, também o Espiritismo diz igualmente: “Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução.” Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. [Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo I Não vim destruir a Lei, O Espiritismo, item 7, Edição FEB].

A moral que os Espíritos ensinam é a do Cristo. “A Doutrina Espírita, tem a tarefa de levar o homem de volta ao Cristo, que o induz a fazer a viagem para dentro de si mesmo. Propõe uma profunda análise da vida, uma revolução de amor nos corações, estabelecendo a esperança. Chega para iluminar as consciências humanas”.[1]

“Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; um chamamento aos verdadeiros princípios da Lei de Deus e consolação pela fé e pela esperança”. [O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo VI O Cristo Consolador, item 4, Edição FEB].

Como conhecer o Espiritismo?
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita. [2]

“O estudo de uma doutrina, tal como a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e tão grande, não pode ser realizado com proveito senão por homens sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado”. […] “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. […] Quem quer adquirir uma ciência deve fazer um estudo metódico dela, começar pelo princípio e seguir o encadeamento e o desenvolvimento das ideias”. [Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Introdução, item VIII, Edição FEB].

“Estudar, portanto, o Espiritismo, para vivê-lo com segurança e harmonia, é o grande desafio para todos aqueles que desejam encontrar as respostas para as interrogações existenciais e a harmonia interior.”[3]

Referências:
[1] Reconhecimento a Allan Kardec, Organizado por Adilton Pugliese e Álvaro Chrispino, e;
– Reflexões Espíritas, Vianna de Carvalho por Divaldo por Franco, Edição LEAL.
[2] Conheça o Espiritismo, FEB Federação Espírita Brasileira.
[3] Espiritismo e Vida, Vianna de Carvalho por Divaldo Pereira Franco, Edição LEAL.