François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, França, no dia 23 de março de 1857. Filho de pais espíritas, Alexandre Delanne e Marie-Alexandrine Didelot, seu pai foi um dos fundadores da Liga Parisiense de Ensino e afeiçoado amigo de Allan Kardec, fazendo parte com este da direção da Sociedade Espírita de Paris; já a sua mãe foi portadora de mediunidade ostensiva de psicografia, muito colaborou na codificação kardequiana com suas comunicações, transmitindo informações confiáveis filtradas do mundo espiritual.
Gabriel Dellane foi grande defensor do Espiritismo, dedicando-se na continuação da obra de Allan Kardec. Foi responsável por grandes marcos para o espritismo, como:
1882 – Foi um dos fundadores da União Espírita Francesa
1883 – Fundou a revista O Espiritismo e passou, então, a realizar experiências com grandes médiuns.
1884 – Representou a França no Congresso Espírita de Bruxelas
1904 – Presenciou os prodigiosos fenômenos de materialização de Vila Cármen, em Argel.
1885 – Publicou seu primeiro livro O Espiritismo perante a Ciência
1892 – Devido aos problemas de saúde, passou a trabalhar como representante comercial.
1893 – Lança seu segundo livro O Fenômeno Espírita
1895 – Lança livro A Evolução Anímica
1897 – Publica A Alma é Imortal, e, no ano seguinte, participa como delegado em uma grande conferência espírita internacional em Londres
1899 – A Federação Universal Espírita se transformou em Sociedade Francesa de Estudos dos Fenômenos Psíquicos
Seu estado de saúde agrava-se nos últimos anos. Ficou cego, mas mesmo assim, continuou a trabalhar para a disseminação de sua filosofia. Por tudo isso, pode-se dizer que Gabriel Delanne foi incansável pesquisador que soube aproximar a ciência da religião.