Amélie Gabrielle Boudet

Nome: Amélie Gabrielle Boudet
Nascimento: 23 de novembro de 1795, na cidade de Thiais, França.
Morte: 21 de janeiro de 1883, Paris, França.
Seus pais: Julien-Louis Boudet, tabelião e Julie-Louise Seigneat de Lacombe
Esposo: Hippolyte Denizard Rivail
Formação: Professora

A menina Amélie, filha única, aliando desde cedo grande vivacidade e forte interesse pelos estudos, não foi um problema para os pais, que, a par de fina educação moral, lhe proporcionaram apurados dotes intelectuais. Após cursar o colégio primário, estabeleceu-se em Paris com a família, ingressando numa Escola Normal, de onde saiu diplomada em professora. Vivendo em Paris, no mundo das letras e do ensino, um dia Amélie conhece o professor Hippolyte.

Em 6 de fevereiro de 1832, os dois se casam. Junto ao esposo, foi cofundadora e professora do Instituto Técnico, que dispunha de cursos de várias disciplinas. Participou ativamente das campanhas do Prof. Rivail em prol da reorganização e democratização do ensino para o seu país, até que em 1833, pela Lei Guizot, o ensino primário na França fosse oficialmente estabelecido.

Em 1835, o Instituto sofreu um golpe financeiro, entrou em liquidação e teve de encerrar suas atividades. Rivail passou a trabalhar como contador de casas comerciais. No entanto, permanecia no casal o ideal educacional e os dois passaram a oferecer cursos gratuitos na própria residência, o que se deu entre os anos 1835 e 1840.

Além de trabalhar também como tradutor de livros e artigos, seu esposo dedicou-se a escrever obras pedagógicas que foram adotadas por diversos estabelecimentos de ensino, inclusive a Universidade de França. As publicações deram prestígio ao professor e, com isso, o casal alcançou uma boa tranquilidade financeira.

A partir de quando seu esposo ingressou no estudo e pesquisa acerca do fenômeno das mesas girantes, Amélie foi testemunha e também contribuinte dessa nova fase do pedagogo, que, com o lançamento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, quando então passou a adotar o pseudônimo Allan Kardec.

Amélie apoiou e participou ativamente dos desdobramentos daquela empreitada revolucionária. A própria residência do casal, em Paris, por muito tempo abriu as portas para a multidão que se oferecia para participar das sessões experimentais de Espiritismo, até que fosse fundada a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas – SPEE, em 1858.

Estava com 74 anos de idade quando, em 31 de Março de 1869, ficou viúva. Madame Kardec recebeu numerosas e efusivas manifestações de simpatia e encorajamento, da França e do estrangeiro, o que lhe trouxe novas forças para o prosseguimento da obra do seu amado esposo. Ela fundou e assumiu a administração geral da Sociedade Anônima para a continuação das obras espíritas — em cumprimento ao planejamento de Allan Kardec para a sua sucessão na condução do Movimento Espírita.

Com a idade já avançada, foi delegando as funções práticas das atividades espíritas; pouco tempo depois da criação da Sociedade Anônima, a direção dessas funções acabaria ficando concentrada nas mãos de Pierre-Gaëtan Leymarie, membro e médium da SPEE e, até então, considerado discípulo e homem de confiança da casa de Kardec. Contudo, nos seus últimos anos, após a constatação de desvios administrativos e doutrinários daquele seu mandatário, encarregou-se de denunciar publicamente os desmandos de Leymarie e seus signatários na Sociedade Anônima.

Sentindo a necessidade de se fazer frente a esses descaminhos, Madame Kardec — ainda que se abstivesse de atuar diretamente em tal propósito — deu aval à Madame Berthe Fropo e a Gabriel Delanne para que fundassem em 24 de dezembro de 1882 uma nova instituição: União Espírita Francesa e, por conseguinte, o seu jornal oficial, intitulado O Espiritismo.

A lucidez e a saúde de quem “ainda lia sem o auxílio de óculos” foi bruscamente interrompida em 21 de janeiro de 1883, quando então falecera, com os seus 87 anos. De acordo com os seus próprios desejos, o enterro de Madame Allan Kardec foi simples no Père-Lachaise, onde jaziam os restos mortais do esposo.

Fontes de pesquisa:
. https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Am%C3%A9lie%20Gabrielle%20Boudet
. https://www.uemmg.org.br/biografias/amelie-gabrielle-boudet
. https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Amelie-Gabrielle-Boudet.pdf
. Foto ilustrativa retirada da internet.